A Acupuntura e o tratamento do AVC

Na última segunda-feira, 29, foi o dia mundial de combate ao AVC. O acidente vascular cerebral, também conhecido popularmente como derrame cerebral.

Você sabe como reconhecer um? Então fique atento a essas 4 dicas.

 1 – Peça a pessoa para sorrir  – ela não conseguirá fazê-lo totalmente

2 – Peça para fazer uma frase simples – Ex. Hoje está um dia bonito

3 – Peça para ela levantar os dois braços – ela não irá fazê-lo bem

4 – Peça para pessoa mostrar a língua – Se estive torna ou virar para um dos lados é um dos sintomas também.

 A Acupuntura, ou melhor, a Medicina Tradicional Chinesa caracteriza o AVC num quadro de “Golpe de Vento” e deve ter um diagnóstico inicial para que o tratamento através de acupuntura possa ser realizado, de acordo com o desequilíbrio energético verificado.

A acupuntura e a eletroacupuntura tem efeitos energéticos importantes e influenciam na plástica cerebral (da rede de neurônios), influenciando assim no processo de reabilitação.

A acupuntura é mais uma método que visa auxiliar na recuperação, assim como a fisioterapia, atividade física que contribuem. Associados, esses métodos podem obter ótimos resultados.

E lembre-se, a prevenção sempre é o melhor “remédio” e sabemos que hábitos de vida saudáveis auxiliam nela, como atividade física regular, boa alimentação e não fumar, além de manter parâmetros de saúde regulados (visitas periódicas ao médico) como pressão arterial, glicose sanguínea e níveis de colesterol.