Síndrome das pernas inquietas e o tratamento com Acupuntura

Pesquisadores chineses constataram que através da Acupuntura é possível melhorar os sintomas relacionados a SPI, o que ameniza a dor, sofrimento e questões de qualidade de vida de que tem essa síndrome, melhorando desde o “status social” da pessoa, tornando-a mais participativa, até o qualidade do sono.

Você não conhece a Síndrome das Pernas Inquietas?acupuntura e pernas inquietas

Embora identificada a quase 4 séculos, a Síndrome das Pernas Inquietas (SPI) ainda é desconhecida por muitos médicos. Ela pode ocorrer em todas as faixas etárias mas normalmente se manifesta em pessoas acima dos 30 anos.

Trata-se de uma doença caracterizada por uma sensação de inquietude noturno e quando as pernas “estão descansando”, ocorrendo também parestesias (frio, calor, formigamentos, pressão) e disestesias (alterações na sensibilidade ou enfraquecimento, sensação de vibração sem ocorrência de dor). A insônia é consequência comum deste quadro e as sensações podem ser sentidas também em braços. Normalmente melhoram quando a pessoa se movimenta.

Entre outras situações que a SPI ocasiona estão os distúrbios do sono, movimentos involuntários durante o sono ou repouso e o seu diagnóstico é basicamente por entrevista com o paciente, pois não há testes específicos para chegar neste diagnóstico.